domingo, 16 de novembro de 2014


Conclusões e Agradecimentos

Ao longo desta jornada, foram muitas pessoas envolvidas neste projeto além dos membros do grupo e gostaríamos de fazer um agradecimento em especial a Professora Débora que se prontificou e nos ajudou sempre que foi necessário.
Quando trabalhamos em grupo temos uma oportunidade dupla de conhecimento, neste caso o emprego das disciplinas no projeto e em segundo a oportunidade de aprimorar o trabalho coletivo. Por meio desta pratica, nós estudantes nos deparamos com diferentes percepções. 

Aproveitamos para reforçar que acreditamos no potencial deste programa inter multidisciplinar no qual aprendemos sem nos darmos conta que estas posturas de trabalho em equipe são fundamentais e serão exigidas no mercado de trabalho, acreditamos também que existe espaço para melhorar, professores deixem de ser tímidos e participem mais! Dediquem um tempo maior da matéria a estes projetos, acompanhem, demonstrem interesse!!!

Façam com que nós alunos, a cada aula tenhamos a certeza de que escolhemos o curso certo e que seremos em um futuro próximo, excelentes profissionais e tudo isso graças a um bom trabalho que vocês podem fazer.

O nosso muito obrigado ! Até o próximo semestre!
Apresentação

Chegou o tão esperado dia e com muito trabalho suor e fé, tudo deu certo. Confiram !!!







Montagem do projeto e testes









Nosso projeto consiste em fazermos a simulação do funcionamento da automação residencial.

Porque Automação Residencial?

A automação tem um grande papel dentro de Engenharia Elétrica e hoje o emprego desta filosofia em residências é o próximo passo para o futuro.

Funcionamento do projeto

Para reproduzirmos o ambiente residencial, utilizamos uma maquete. A responsável pela integração dos controles é uma placa arduino modelo UNO que recebe os controles através do shield ethernet. 

Lista de componentes:

Relés;
6 unid. 1NA e 1NF 5V bobina 45mA

Diodos;
6 unid. In 4007

LEDs;
17 unid. Alto Brilho 3,2V 20mA

Outros;
1 conector Borne
1 placa universal 
1 cooler
1 motor cc 
1 bateria 9V
1 placa Arduino modelo UNO
1 Shield Ethernet
1 cabo de rede 
1 roteador 


Our project is to do a simulation of the operation of home automation.

Why Home Automation?

Automation plays a large part in the Electrical Engineering and today the use of this philosophy in residences is the next step for the future.

Operation of the project

To reproduce the residential environment, we use a model. Responsible for the integration of controls Arduino UNO board is a model that receives the controls via the ethernet shield.

List of components:
Relays;
6 pcs. 1NO and 1NC 5V 45mA coil

Diodes;
6 pcs. in 4007

LEDs;
17 pcs. High Brightness 20mA 3.2 V

Other;
1 connector terminal
1 universal adapter
1 cooler
1 cc engine
1 9V Battery
Arduino UNO board 1 model
1 Ethernet Shield
1 cable network
1 router

domingo, 26 de outubro de 2014

Automação: O que automatizar ?



Iluminação

Controle integrado e remoto de toda a iluminação da casa, permitindo a criação de estados pré-definidos das lâmpadas (dinamizadas) para ocasiões específicas (jantar, filme, festa, etc.).

Utilização de sensores para acionamento automáticos, quando conveniente, integrados a acionamentos de persianas e outras funções do ambiente. Isso tudo resulta em um sistema de iluminação eficiente apropriado e econômico.


Climatização

Comandos de climatização (aquecedor e ar-condicionado) integrados ao sistema de controle, especificados de acordo com o tamanho do ambiente a ser climatizado. Criação de funções que alguns equipamentos não tem como por exemplo, ligar e desligar o aquecedor ou ar-condicionado em horários definidos, ou desligá-los depois de certo tempo já ligado, ou até mesmo depois que o ambiente atingir certa temperatura.





Controle de persianas, cortinas e toldos.

Acionamento remoto da abertura e fechamento de persianas, cortinas e toldos, podendo definir posições preferidas.








Controle de jardim

Acionamento remoto de sistemas de irrigação em quintais, varandas ou jardins. Controlando e racionalizando o uso da água.









Controle de acesso

Abertura e fechamento de portas e portões remotamente através de um touch ou IPhone. Ou também abertura de portas através de uma fechadura com leitor biométrico, onde é dado acesso a determinados cômodos da residência para as pessoas autorizadas.







Segurança por câmera


Sistema de visualização de imagem que permite monitorar toda a residência através de câmeras que se ligam diretamente a internet. 

  • Segurança: Veja o que está acontecendo na sua casa de qualquer lugar que você estiver. Caso precise, basta usar o painel de automação e ver o que está acontecendo. Havendo alguma atividade suspeita é possível ligar o som da região ou acender as luzes pelo mesmo painel.

  • Tecnologia: Câmeras que se conectam diretamente a internet podendo observar a imagem de qualquer computador ou smartphones.





sábado, 25 de outubro de 2014

Fique por dentro: O que é automação residencial ?

Trata-se da aplicação de sistemas de controle baseados na automação para todas as funções encontradas no ambiente, integrando seus acionamentos e visando sempre a praticidade, simplicidade e objetividade dos comandos.

A automação residencial está cada dia facilitando mais a vida dos moradores. Com a chegada de novas tecnologias, como o wireless, já é possível levar esta facilidade e conforto para uma gama muito maior de pessoas por evitar quebradeiras para adequar a casa a automação.

Hoje o conceito de Automação Residencial está mudado. Temos a nosso alcance uma gama de possibilidades práticas e econômicas que utilizam a automação, desde a básica até a mais abrangente, em sistemas de integração para diversos ambientes. O resultado é um ambiente prático, confortável, agradável, mais bonito, valorizado e seguro, de acordo com o interesse do usuário.

Conforto, segurança, praticidade, lazer, tranquilidade e economia. Estes são alguns dos benefícios que a automação residencial traz para você!
Apresentação do grupo: Nova Formação

Estamos uma curva antes da reta final do curso e os desafios ainda não cessaram. Chegou a hora de darmos largada em nosso projeto multidisciplinar.

Temos novidades na equipe que agora é composta por novos integrantes; André Matias, Eduardo Martins, Gabriel Mendonça, Edivaldo Delfino e Francisco Rodrigues.


“Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final”

domingo, 1 de junho de 2014

Conclusão e agradecimentos

Só quem já escalou uma montanha sabe como é grandiosa a sensação de se chegar ao cume, mesmo que lá em cima não tenha nada. Após quatro anos de faculdade, eis que também chego ao cume, estamos quase no ápice do curso, o momento final que separa o estudante do profissional! E para a conclusão desses quatro anos, apresentamos na última quarta feira, dia 28, o nosso trabalho derradeiro, que vem sendo desenvolvido desde Março.
Nestes três meses e meio nossa equipe vem trabalhando duro, em diversas áreas, para realizar um trabalho desafiador e que, por muitas vezes, parecia estar além das nossas capacidades. No início tínhamos apenas o tema e optamos por desenvolver o projeto em software. Com estas informações definidas, partimos a procura do software e de como utilizar o mesmo, estudamos, assistimos vídeos, definimos o circuito e fizemos diversos ensaios no simulador para chegarmos ao resultado da mostra.
Paralelamente aos demais trabalhos da faculdade, começamos ainda em Abril, a pesquisar e desenvolver um circuito que atendesse a nossas expectativas e realizamos testes no simulador, estes que muitas vezes não deram certo. E assim nosso transmissor FM começou a tomar forma: um circuito simples e funcional.
Ao programarmos nosso circuito no MULTISIM, surge uma dificuldade. Não tínhamos experiência alguma com simulação em software e voltando à ideia da montanha, caímos de um abismo e tivemos que reescalar todo um contraforte. Mesmo com a frustração, nós continuamos.
Março, Abril e Maio trabalhando muito e agora no final de  Maio apresentamos nosso projeto e tudo deu certo, fechamos mais esta etapa com chave de ouro! E ao fim, a apresentação final, o desafio de encarar o publico curioso, o recebimento da nota que ainda esta por vir e com honras, o fim do semestre !!! A chegada ao cume.
Voltamos mais este semestre a reforçar a importância deste programa inter multidisciplinar para os alunos, para a instituição e para a comunidade como um todo.
Ainda existe muito espaço para melhorar, professores deixem de ser tímidos e participem mais! Dediquem um tempo maior da matéria a estes projetos, acompanhem, demonstrem interesse!! Façam com que nós alunos, a cada aula tenhamos a certeza de que escolhemos o curso certo e que seremos em um futuro próximo, excelentes profissionais e tudo isso graças a um bom trabalho que vocês podem fazer.
Ao envolvidos; Professores , André Matias, Eduardo Martins e Gilberto Dinis ficam expressos o sentimento de dever cumprido e de objetivo realizado.
Descrição do Projeto 

Transmissor FM – por software

O projeto ora apresentado consiste na simulação de um circuito eletrônico por meio de um ‘software de simulação’, sendo que o software utilizado foi o MultiSim, versão 12.0., desenvolvido pela National Instruments.
O circuito é baseado em uma configuração simples de amplificador e oscilador, utilizando dois transistores. O sinal de entrada é provido na simulação por um gerador de funções. Em um circuito físico, este sinal de entrada viria de um microfone (componente), porém, devido ao fato de não ser possível simular no software um sinal de entrada da mesma forma (por exemplo, do microfone do computador), foi utilizado a solução adotada. Assim, após a inserção do sinal no circuito, o primeiro transistor realiza a pré-amplificação deste sinal, devidamente regularizado e filtrado pelos resistores e capacitores na rede de entrada.
Em seguida, por meio de um arranjo circuital utilizando capacitores, indutor e resistor, o segundo transistor oscila na frequência de transmissão do sinal. Esta freqüência de transmissão tem o nome de “frequência de portadora”, que é a frequência que “carrega” o sinal (tipicamente dados ou voz, dependendo do que se quer transmitir). À entrada deste transistor é “somado” o sinal no coletor do primeiro transistor, fazendo com que a informação possa ser transmitida pela antena.
Para fins de entendimento, comparando com um circuito físico, quando este é alimentado, este segundo transistor gera imediatamente a frequência de portadora (que é o mesmo da freqüência característica do transmissor), desta forma já realizando a transmissão. Desta forma, como a frequência da portadora já está sendo transmitida, também já pode ser captada por um receptor (rádio), embora ainda nenhuma informação esteja sendo enviada. Pois quando, alguém falar no microfone, a voz, captada por este, é amplificada pelo primeiro transistor, “somado” à frequência do segundo, transmitido pela antena e finalmente captado pelo receptor, que irá reproduzir o que foi falado.



Conforme dito inicialmente, como no presente projeto não trabalhamos com hardware (físico), a operação e conseqüentemente a compreensão do funcionamento do circuito se torna mais visual, utilizando softwares e computador. Assim, a visualização dos sinais bem como suas respectivas formas de onda é possível utilizando-se os instrumentos de medição do software de simulação, que são o osciloscópio e analisador de sinal. Com eles é possível ver as formas de onda resultantes, como a forma de onda na entrada, a forma de onda do sinal de saída e a forma de onda da portadora, que é a frequência de transmissão “somada” ao sinal de entrada. 

sábado, 31 de maio de 2014

O Grande Dia : Apresentação 

Tudo pronto, tudo funcionando ! Confiram as fotos do nosso projeto!